Hoje é dia do amigo!

20 jul

Hoje é o dia do amigo, sabe como eu fiquei sabendo disso? Visitando redes sociais.
É inacreditável como as redes sociais na internet mudaram nosso comportamento em sociedade, hoje lembramos de aniversários de amigos e familiares graças à visitas constante às páginas de relacionamentos, ficamos atualizados sobre qualquer data comemorativa, por mais insignificante que seja. Há uns dez anos  antes da internet entrar em minha casa, eu nem fazia ideia que existia dia do amigo, dia do rock, dia do jornalista, dia do engenheiro, e por aí vai…Nenhuma informação dessas fazia diferença na minha vida. Hoje o dia inteiro as pessoas acessaram as redes sociais para postar mensagens “lindinhas” de carinho aos amigos, inclusive eu, e o que isso muda na prática? Será que temos a mesma facilidade de expor nosso sentimento pelo amigo com um grande e forte abraço ao encontrá-lo, de repente, na rua? Ou em qualquer outro lugar, sem temer ser tachado de louco, por fazer algo que poucas pessoas tem coragem hoje em dia?

Enquanto descansava, após o almoço, assistia na TV um tele jornal que anunciou um massacre que aconteceu nos Estados Unidos, na estréia do filme Batman, não lembro bem dos detalhes da notícia, apenas me lembro que ao final a jornalista disse que o jovem, autor do crime, era conhecido pelas pessoas próximas como um rapaz solitário. Infelizmente ele não é o primeiro que toma uma atitude terrível como essa por se sentir só, sem dúvida essa não deve ser a única razão, mas é um bom ponto de partida para a nossa reflexão.

Certa ocasião estava conversando com uma amiga sobre a diferença de comportamento e de valorização de pessoas que moram em grandes centros urbanos, como São Paulo, e pessoas que vivem em cidades do interior, como os moradores de Botucatu. Constatamos que os jovens do interior preocupam-se mais com a moral, porque geralmente as pessoas se conhecem e conhecem as famílias de cada um, enquanto que em cidades como São Paulo, a vida é muito agitada e muitos passam despercebidos, por isso tanto faz com quem você sai, ou com quantos sai, ninguém vai reparar, é por isso que a aparência é tão valorizada, o ter é mais importante que o ser em grandes metrópoles, porque foi dessa forma que as pessoas perceberam que podiam se destacar, afinal o ser humano tem uma necessidade natural de ser notado.

Percebo que essa ânsia de ser notado cresceu no interior humano com o avanço da globalização, um fenômeno que aproximou o mundo e propagou o individualismo, tirou a ideia do “penso, logo existo” e trouxe ao consciente mundial a ideia do “consumo, logo existo”, essa mudança de pensamento nos fez olhar cada vez mais para nós mesmos e com isso viver para satisfazer uma vontade insaciável. Ao agir assim pouco importa  quantos jovens se suicidaram desde o início do ano. Porque pessoas como esse jovem que assassinou tantos nos Estados Unidos fazem essas coisas? Não sei, mas receio que uma das razões esteja no sorriso que não damos ao colega de trabalho, escola ou faculdade, ao abraço que temos vergonha de dar em público em amigos e familiares, ao dia do amigo que comemoramos sem dar um telefonema para chamar os amigos para sair e dar boas risadas numa mesa de lanchonete, ou num velho barzinho conhecido da galera.

Anúncios

6 Respostas to “Hoje é dia do amigo!”

  1. Darliane 23 de julho de 2012 às 15:19 #

    very good article, thank you for sharing. your sharing information is very useful for me, thank you!http://www.divulgaemail.com

  2. Dilza 23 de julho de 2012 às 23:26 #

    it is a very nice educative article. keep it up for your hard work.http://www.casaemail.com.br

  3. Cariana 24 de julho de 2012 às 14:18 #

    articles doesn’t necessarily need too much words to be good, and yours amazing.http://www.kitsucesso.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: