Quem disse que o ENEM não dá samba?

24 out

Penúltimo sábado de outubro de 2011, uma primavera em clima de verão, aproximadamente uns 40 jovens na mesma sala para realizar a prova, dois fiscais sérios e compenetrados, que estavam aplicando a prova do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. E lá estava eu prestando a prova, me surpreendi com a mudança, há seis anos eu prestava ENEM pela primeira vez para tentar ingressar num curso de jornalismo, Os tempos eram outros, o ENEM estava engatinhando com apenas 63 questões com o mesmo nível antigo de decoreba do vestibular, e uma redação. Assim ele garantia uma força na nota oficial do vestibular e para se candidatar ao PROUNI precisava quase gabaritar a prova.

Observando hoje, as mudanças que o MEC realizou foram boas. Muitos jovens reclamam que a prova é cansativa, desumana pela quantidade de questões a ser respondidas em 4 horas e meia e ou 5 horas e meia, porém eles não conheceram o famigerado ENEM de um dia só que não perdoava seu estado emocional e te ferrava enquanto você estava em busca de um sonho. Agora o ENEM exige do candidato interpretação de texto e raciocínio lógico, você faz a prova em dois dias com 90 questões para resolver e uma redação de “bônus” no segundo dia, pelo menos tem a chance de dormir e fazer o resto da prova no dia seguinte para garantir o alto controle emocional, privilégio que não tínhamos antes. Talvez você não concorde mais o Exame Nacional do Ensino Médio tem seus méritos para gerar uma boa expectativa ao Ministério da Educação Brasileiro.

Este ano a expectativa do MEC é de receber 5.366.780 inscritos em todo país para a prova do ENEM que substitui o vestibular em 30 universidades federais do Brasil, segundo o site do Jornal da Tarde. http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/metade-tem-mais-de-21-anos-no-enem/. E aí será que agora dá “samba” ?

Ká Sant’Ana

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: