Contra as Religiões?

30 jan
Olá pessoal postei esse texto para gerar um foco de discussão: E aí na sua opinião, as religiões é o motivo para tanta violencia no mundo?
 

Em reportagem especial, a revista Veja desta semana (edição 1859, 23 de junho de 2004) trouxe 100 questões para facilitar o entendimento do mundo atual. As questões foram respondidas por quinze personalidades de renome internacional e falavam de diversos assuntos. Entre eles, o terrorismo, o império americano, o aquecimento global, o Brasil no século XXI, o poder das instituições e o assunto que queremos tratar neste Debate da Semana: as religiões.

Em entrevista concedida à revista Veja o biólogo inglês, Richard Dawkins – defensor da teoria evolucionista –, diz que “os homens viveriam melhor sem crenças religiosas”.

Veja perguntou ao biólogo “por que as religiões, tidas como elementos de comunhão com Deus, acabam sendo fatores de divisão entre os povos”. Richard Dawkins respondeu: “As religiões pregam a comunhão dentro dos próprios limites. E promovem a separação em relação às demais religiões. É claro que as pessoas também se dividem em torno de crenças políticas e ideológicas. Mas, quando tratamos de crenças políticas, podemos ao menos discuti-las. Com a religião não é assim. Por definição, a religião é baseada na fé. Você apenas diz: ‘Eu acredito porque acredito’. E logo surgem aqueles que acrescentam: ‘Se você acredita em algo diferente, então vou matá-lo’”.

Outra questão levantada pela revista foi: “O instinto de preservação não deveria impedir que as pessoas se matassem por razões como as religiosas?”. Para Richard, sim. Ele ainda acrescenta: “Se pudéssemos abolir a religião ou convencer as pessoas de que suas religiões são ilusões, provavelmente não teríamos mais atentados suicidas”.

Ao final da entrevista, o biólogo fez uma afirmação contundente. Para ele, “todas as três grandes religiões monoteístas – islamismo, judaísmo e cristianismo – autorizam as pessoas a ter posições muito fortes e apaixonadas”.

Ana Paula Costa
redacao@lagoinha.com

 

]Deus abençoe a todos

Anúncios

2 Respostas to “Contra as Religiões?”

  1. Thamyles 30 de janeiro de 2009 às 23:02 #

    Acredito que as pessoas deveriam esquecer essa rivalidade criada entre religiões e enxergar que Deus é um só.

  2. Helena 1 de fevereiro de 2009 às 20:18 #

    Sobre os atentados suicidas, de a cordo com a resposta do Richard, eu descordo, pois mesmo que abolíssemos as religiões ou convencessemos as pessoas de que as religiões são ilusões não acabariam com os atentados suicidas. Estes estariam sendo realizados por trás de outros focos que não envolveriam a religião. Se atualmente ocorrem acontecimentos trágicos devido a manifestações da parte de religiosos, talvez isto esteja acontecendo porque as pessoas estão presas na religião ao qual pertencem, não enchergando de que as pessoas a volta não pensam igual e que não são obrigadas a aceitar uma determinada religião. Muitas vezes, os líderes religiosos influenciam muito na conduta de seus seguidores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: